Pintores de letras de Belford Roxo ganham filme

“Bel Letras”, documentário dirigido pela cineasta belforroxense Josy Antunes, tem sua estreia marcada para sábado, 18/03, no Centro Cultural Donana. 

Contando com uma equipe formada integralmente por moradores da Baixada Fluminense, o filme retrata o dia a dia de 5 pintores de letras atuantes na cidade de Belford Roxo.

“O ofício tem muita presença na memória de quem reside e circula por regiões periféricas, mas pouco sabemos sobre os realizadores dessas pinturas. Com o filme, busquei fazer um retrato desses artistas e uma homenagem a essa estética”, conta a diretora. Danielle Ferreira, que atuou no projeto como pesquisadora e assistente de direção, complementa: “Cada pesquisa nos leva a olhar para a cidade de uma maneira diferente. No caso dos pintores de letras, elementos que, de tão presentes no cotidiano, haviam ficado despercebidos, foi interessantíssimo fazer o caminho inverso. Precisei andar pela cidade observando cada pintura e catalogando cada pintor para ir fundo nas suas histórias e em suas relações com a cidade. Assim, seus trabalhos passaram a ter outros significados para mim e espero que ocorra o mesmo com os que assistirem ao filme.”

O projeto foi financiado pelo edital Lab Curta e teve sua pré-estreia em dezembro de 2022, no Teatro João Caetano, juntamente com os demais filmes contemplados. O Donana, um dos mais importantes espaços culturais da Baixada Fluminense, abrigará a noite oficial da estreia, que contará ainda com exposição de faixas usadas pra divulgar os eventos do espaço nos anos 80, debate com a equipe do filme e pocket show de voz e violão com Schneider, um dos pintores de letras que participam do filme. A programação é gratuita.

Para divulgar o evento, Josy e Danielle fizeram uso da prática retratada em “Bel Letras”: Cartazes feitos à mão espalhados pela cidade.

SERVIÇO

Local: Centro Cultural Donana. Rua Aguapeí, 197, Piam – Belford Roxo.

Data: 18 de março.

Horário: 19:00.

Página do filme: https://www.instagram.com/bel.letras/

Página do Centro Cultural Donana: https://www.instagram.com/centroculturaldonana/ 

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho. 

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade