Programa Limpa Rio beneficia Rio Botas, que corta os municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo

  O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Programa Limpa Rio, deu início nesta terça-feira (14) aos serviços de limpeza e desassoreamento do Rio Botas, que corta os municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

A finalidade é mitigar os impactos decorrentes de inundações provocadas pelo transbordamento do Rio Botas, beneficiando uma população estimada de 825 mil pessoas em Nova Iguaçu e mais 515 mil em Belford Roxo.

“Esse programa é um dos mais importantes projetos ambientais do Rio de Janeiro. Com ele, a gente consegue promover renovação ambiental e prevenção de acidentes graves provocados por fortes chuvas. Vamos seguir investindo neste cuidado, promovendo segurança para a população”, explica o governador Cláudio Castro.

A ação tem por objetivo remover cerca de 90 mil metros cúbicos de sedimentos em um trecho de aproximadamente seis quilômetros de curso d’água. O trabalho vai começar na altura do bairro Heliópolis, em Belford Roxo, e seguirá pelos bairros Moqueta, Esplanada, Jardim da Viga e Caioaba, em Nova Iguaçu.

“As intervenções no Rio Botas vão contribuir para minimizar as enchentes proporcionando aos moradores melhor qualidade de vida e segurança ambiental. Só no primeiro bimestre deste ano, o Programa Limpa Rio beneficiou 60 rios e canais de 21 municípios fluminenses com a remoção de cerca de 13 mil metros cúbicos de sedimentos”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os municípios atendidos no 1º bimestre deste ano foram Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Duque de Caxias, Japeri, Macaé, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Quissamã, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Fidelis, São Gonçalo, São João da Barra, São Pedro da Aldeia, Valença e Volta Redonda.

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho. 

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade