Espetáculo gratuito encerra oficina de teatro de bonecos em Belford Roxo

Espetáculo “Meu afro, minha história” será apresentado pelos alunos do projeto social “Sim! Eu sou do Meio”, às 18h.

Os alunos da ONG “Sim! Eu sou do Meio” (SESM), de Belford Roxo (RJ), apresentarão no próximo sábado, 15 de julho, às 18h, o espetáculo de teatro de bonecos “Meu afro, minha história”. O evento é gratuito, aberto ao público e contará com acessibilidade física e de conteúdo. 

O espetáculo encerra as atividades do projeto Oficina de Teatro de Bonecos 2, realizado entre maio e julho deste ano na sede da ONG, e é uma das atrações da 1ª Festa do Milho, que começa às 16h. A festa terá comidas típicas, quadrilha, bingo beneficente, brincadeiras e música ao vivo.

“Meu afro, minha história” problematiza o racismo e aborda questões cruciais, como o pertencimento. Essa temática vai de encontro aos objetivos da ONG, que surgiu com a proposta de transformar a realidade da comunidade no entorno da extensa Rua João Fernandes Neto, que corta o Centro de Belford Roxo e foi, durante os anos 90, sinônimo de violência. A rua é mais conhecida pela comunidade como Rua do Meio. Daí o nome do Projeto – Sim! Eu Sou do Meio. 

A idealizadora da ONG, Débora Silva, ressalta a importância do espetáculo: “O tema racismo dialoga com a realidade que a gente vive em Belford Roxo. Entre muitas dificuldades, o que mais dói é que nossos jovens são criticados pela cor da pele. A gente quer mostrar, com esse espetáculo de teatro de bonecos, que independentemente da cor da pele e do CEP de onde as pessoas moram, elas podem sonhar e realizar seus sonhos.”

A “Oficina de Teatro de Bonecos 2” é uma realização da Bushido Produções, em coprodução com a Companhia Articulação e apoio do projeto social “Sim! Eu sou do Meio”. O projeto conta com o patrocínio da Lubrizol, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 202750).

"A Lubrizol se orgulha muito de ter participado desse projeto e agradece pela oportunidade. Nós entendemos que nosso papel é contribuir com o pleno desenvolvimento e inclusão de todas as pessoas para uma sociedade mais justa, por isso é gratificante quando vemos que um projeto como esse tem o impacto positivo na vida dessas crianças e, como consequência, em suas famílias. Estamos sempre à disposição da sociedade e esperamos que a semente plantada nesse projeto represente a colheita de muitos bons frutos no futuro", comenta Daniela Costa, diretora jurídica e de responsabilidade social da Lubrizol no Brasil.

Os alunos foram selecionados entre os estudantes da rede pública de Educação de Belford Roxo e, entre maio e julho, acompanharam e desenvolveram habilidades manuais e cognitivas através do teatro e da construção de bonecos. A oficina promoveu ainda aulas de costura, interpretação e locução, levando os participantes a exercitar a superação individual e coletiva. “Uma iniciativa que leva arte e cultura onde ela é mais necessária. Foi bonito ver o comprometimento e animação de todos os participantes durante as aulas e a expectativa para a apresentação final”, conta Guilherme Aragão, coordenador da Bushido Produções. 

Espetáculo “Meu afro, minha história”

15 de julho, às 18h

ONG “Sim! Eu sou do Meio” (SESM) 

Rua Gonçalves Gato, 288, Centro, Belford Roxo (RJ)

Entrada gratuita

Informações para a imprensa: Janice Miranda – Hiper Teia Comunicação e Eventos (31)99821-0976

 Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade