Policlínicas e Unidade de Saúde da Família promovem ações no Outubro Rosa

 As policlínicas Nielson do Carmo, no Centro, e Nova Aurora realizaram atividades referentes ao Outubro Rosa, mês voltado à conscientização e à prevenção ao câncer de mama.

 As ações foram promovidas pela Prefeitura de Belford Roxo, através da Coordenadoria das Policlínicas e Unidades Especializadas, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

            Em Nova Aurora, a enfermeira Elizangela Santos da Silva ministrou palestra sobre o autoconhecimento do corpo e a importância do diagnóstico precoce. “A prevenção começa com a atenção aos sinais que o corpo vai apresentando. Por isso a importância do autoconhecimento da mama, do exame com os toques com a ponta dos dedos e os preventivos regulares”, esclareceu a enfermeira.

            Para a administradora da Policlínica de Nova Aurora, Marta Campos Martins, a mobilização do Outubro Rosa é mais um momento de reforçar o cuidado com a saúde e a qualidade de vida da população. “Eventos como o Outubro Rosa são para alertar às mulheres sobre doenças que tem cura quando diagnosticadas no início, como é o caso do câncer de mama. Hoje, temos 13 especialidades na unidade, inclusive mastologista, e uma equipe dedicada para acolher e orientar. Divulgar essas informações evita que uma paciente venha a buscar o serviço de saúde com um quadro agravado e mais complexo”, comentou Marta Martins. Ao final, foram distribuídos panfletos informativos e brindes com brincos e laços cor-de-rosa para o público.

Nielson do Carmo e Oscar Lima

            Palestras e distribuição de panfletos e brindes também fizeram parte da ação pelo Outubro Rosa na Policlínica Nielson do Carmo, no Centro. “Temos enfatizado a importância de que as mulheres se cuidem e que não tenham vergonha de procurar as nossas unidades de saúde para fazer seu preventivo”, pontuou o coordenador das Policlínicas da Semus, Admilson Figueiredo.

            Quem também promoveu ações do Outubro Rosa foi a Unidade de Saúde da Família Oscar Lima, no bairro Shangrilá junto à equipe e-Multi e a escola municipal Tenente Walmor Lynch Valença. Diversos serviços foram oferecidos à população. O evento, que teve a participação do secretário de Gestão e Inovação em serviços público, Matheus Carneiro, contou ainda com palestras em educação em saúde e prevenção dos cânceres de mama e de colo.

            De acordo com o Ministério da Saúde (MS), são esperadas mais 700 mil novas notificações de neoplasias malignas (tumores) até 2025. Entre elas, os cânceres de mama e colo do útero, doenças oncológicas que mais atingem as mulheres em todo o mundo. 

Redação: Jornalismo A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade